Powered By Blogger

segunda-feira, 11 de março de 2013

Release- DIA TB- 24 de março Tuberculose


A tuberculose continua sendo um sério problema de saúde pública no  Brasil e um sofrimento que afeta principalmente as pessoas empobrecidas, vítimas de desigualdades sociais e dificuldade de acesso aos serviços públicos, em especial a saúde. A falta de informação sobre a doença ainda é grande, alimentando o medo, o estigma e o preconceito em relação à doença e ao doente.

É uma doença transmissível causada pelo bacilo de Koch. Os principais sinais da doença são: tosse persistente há mais de 3 semanas, febre baixa, geralmente no final dos dia, cansaço físico, perda de peso e suor noturno.

A doença é transmitida pelo ar quando a pessoa, tosse, fala ou espirra, O tratamento, em geral, dura 6 meses deve ser supervisionado por um profissional de saúde (recomendação do SUS).

    As pessoas que adoecem por TB, ainda são fortemente estigmatizadas, isoladas, discriminadas, e comumente vitimadas por inúmeras violações dos seus direitos trabalhistas, sociais e humanos.

    No mundo ocorrem cerca de 9 milhões de casos novos de TB e 2 milhões de mortes por ano. No Brasil são estimados cerca de 92.000 casos (OMS, 2008) com 4.500 mil mortes por ano e um elevado número de abandono do tratamento, um quadro  muito distante da meta nacional, que é curar 85% dos casos diagnosticados e reduzir o abandono a taxas inferiores a 5%.

    A tuberculose é uma doença grave, porém curável em praticamente 100% dos casos novos, se for usada a medicação adequada, que é distribuída no SUS. Com os recursos disponíveis, é possível o controle da doença, desde que haja o compromisso de toda sociedade, gestores, profissionais de saúde, Conselhos de Saúde, Conselhos de Direitos e população de maneira geral. Nossa meta é garantir o acesso a um diagnóstico rápido e ao tratamento supervisionado humanizado para que a tuberculose deixe de ser um problema tão grave de saúde pública.

    A mobilização social na luta contra a tuberculose é um marco histórico e um importante instrumento político para mudar o dramático cenário da doença em nosso país. Os governos têm uma dívida histórica a reparar com essas populações afetadas pela tuberculose, pobreza e violação de direitos.
Rede Paulista de Controle Social da TB
Email: redepaulistatb@yahoo.com.br  /  F- 11- 3151 4950
Nadja Faraone: nadjafar@ig.com.br
Para entrevistas:  Contatos com a Rede Paulista de Controle Social da TB e Programas
 de Tuberculose do Estado de SP e dos Municípios.
Obs. Cada um substitui pelos seus contatos
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário